Moda

Quatro tendências de moda do SPFW para ficar de olho

Semana de moda paulistana já dita o que deve pegar no cenário fashion nos próximos meses

Por
Redação

4/30/2025

X logo
Article banner

Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior (ao centro), com nove modelos que apresentam os looks de sua imponente coleção Cruise 2025 nos jardins em terraço do Castelo de Drummond (Foto: Sam Copeland)

Os desfiles da São Paulo Fashion Week mostraram algumas tendências que apareceram nas passarelas da última temporada de moda, em especial, em Paris. Para tanto, separamos as quatro maiores inclinações da moda para os próximos meses e que devem ganhar as ruas em estações cheias de atitude e estilo. 

Xadrez

O xadrez está em todas. Estampa típica de inverno, anda invadindo todas as outras estações por meio de coleções que transcendem a sazonalidade e buscam personalidade. Começou com força, quando a Dior apresentou sua coleção Cruise 2025 inteira com a padronagem na Escócia e logo em seguida, teve um dos looks no tapete vermelho do Video Music Awards, da MTV, em Taylor Swift. Pouco antes de sair da Balenciaga, o estilista Demna usou e abusou da estampa no desfile em Paris e se espalhou com as celebrações dos 30 anos do filme “As Patricinhas de Beverly Hills”. Agora, a estampa virou protagonistas nos desfiles de inverno da Burberry, Prabal Gurung, Calvin Klein e Herchcovitch; Alexandre. 

Balenciaga | Paris | Verão 2025 (Foto: Launchmetrics Spotlight)

Balenciaga | Paris | Verão 2025 (Foto: Launchmetrics Spotlight)

Feito à mão

A moda artesanal está com tudo e dominou as passarelas nacionais e internacionais. Rendas, babados, aplicações, crochê, palha e bordados estão em alta, valorizando o trabalho feito à mão, as técnicas de corte, costura e modelagem, e, claro, a sustentabilidade como mostrado nos desfiles de inverno da Fendi, Gucci, Herchcovitch; Alexandre e Lino Villaventura. “É o que eu gosto de fazer, tudo à mão”, disse Villaventura, nos bastidores do SPFW, conhecido pelo trabalho manual minucioso em suas criações. 

Burberry, inverno 2025 (Foto: Getty images)

Lino Villaventura SPFW  (Foto: Marcelo Soubhia)

Transparências 

É movimento interessante o vai e vem das transparências na moda. E eis que, mesmo com o frio, elas ganharam força nas passarelas como gesto de ousadia, mas para inevitavelmente chamar a atenção de quem está ao redor. Completas ou em detalhes, se revelam como tendência para mostrar – ou meio que esconder (sim, isso mesmo) partes do corpo de forma absolutamente estratégica, como fez Victoria Beckham e Chanel, e por vezes, dar um toque sensual como apostou Nina Ricci e Leandro Castro, no SPFW. 

Chanel outono inverno 2025 (Foto: Peter White/Getty Images)

Nina Ricci outono inverno 2025 (Victor VIRGILE/Gamma-Rapho/Getty Images)

Slipdress

Inspirados nos boudoirs, espaços íntimos onde as mulheres da nobreza podiam se banhar e vestir na França dos séculos XVIII e XIX, os slipdress são aqueles vestidos que parecem camisolas. Atualmente, eles ganharam força por uma expressão do desejo de pele e corpo à mostra pós pandemia. Assim, continuam firmes e fortes nas passarelas nacionais e internacionais. Só ver os desfiles da Chloé, Zimmermann, Nina Ricci e Normando, no SPFW. 

Zimmermann outono inverno 2025 (Victor Boyko/Getty Images)

Chloé outono inverno 2025 (Peter White//Getty Images)

Advertisement thumbnail